|
CURTO & GROSSO
Edição de 12/02/2002
Marcos Antonio Moreira -- fazperereca@hotmail.com (sem o "br")
00:00
Os bravos camaradas que fazem parte da "nomenklatura" do PPS passam o Carnaval reunidos na "datcha" do professor Elismar Bezerra, em Chapada dos Guimarães.
...
Pelo padrão de vida ostentado pelo camarada Elismar Bezerra, Dante deve estar pagando muito bem aos professores estaduais, porque uma casa de campo na Chapada não é pro bico de qualquer camarada, não!
...
Falar nisto: em que pé que anda aquele "projeto cultural" da reforma do Cine-Teatro Cuiabá?
...
Com recursos captados através da Lei de Incentivo à Cultura, o cine-teatro -- um prédio público -- estava sendo reformado por uma ONG, casualmente com sede em Chapada, projeto aprovado justamente no período em que Elismar Bezerra ocupou a Secretaria Estadual de Cultura, no primeiro mandato de Dante.
...
Uma alquimia pra lá de estranha, considerando que na estrutura do governo existia o DVOP exatamente para cuidar disto: da reforma de prédios públicos.
...
Denunciei o caso na coluna "Quebra-Torto", ainda no Diário do Cuiabá, o Ministério Público interveio e Elismar perdeu o cargo de secretário, mas ganhou de Dante, a título de prêmio de consolação, o de "conselheiro" na Secretaria Estadual de Educação e Cultura.
...
O professor ganhou, também de Dante, a incumbência de presidir o PPS no Estado, antes satélite agora adversário do PSDB.
...
Pelo mistério que cerca a reunião e pela própria escolha da datcha de Elismar, uma hipotética vitória da criatura (o PPS) contra o criador (o PSDB), em outubro, certamente devolve o venturoso professor ao primeiro plano da Educação e da Cultura local.
...
Animador! Muito animador!
*/*/*
Por ordens superiores, o Diário oficial Cover está proibido de publicar uma única linha sobre o carnaval em Cuiabá...
...
...A menos que aconteça algo que possa ser utilizado politicamente contra o prefeito da Capital, Roberto França.
...
Em compensação, o jornalão chapa-branca "informa" na edição desta segunda que uma multidão lotou o município (sic) de Nossa Senhora de Livramento, onde se realiza o Bananafolia.
...
Que o Carnaval de Livramento é um sucesso, justamente por preservar as tradições, não se discute. Que a cada ano tem ido um número cada vez maior de pessoas pra lá, também é ponto pacífico...
...
Mas não a ponto de lotar a área municipal que é de 6.963,2 km2 ou o equivalente a 69 mil campos de futebol -- para usar uma imagem comparativa bem ao gosto de "A Gazeta".
*/*/*
Era só o que faltava! O jornal Gazeta&Planeta relaciona o nome da presidente da Fundação Pro-Sol, Thelma de Oliveira, entre os dos auxiliares de Dante que vão deixar o governo, em abril, para disputar cargos na eleição de outubro.
...
Acontece que a Sra, Thelma de Oliveira vai ter que deixar compulsoriamente o cargo, mesmo que não venha a disputar coisa alguma.
...
Afinal, a Sra. Thelma de Oliveira preside a Fundação Pro-Sol porque o "cargo" é privativo da primeira-dama do Estado -- ou seja: desempenha aquela função porque é casada com o governador.
...
Como no dia 5 de abril muda o ocupante da cadeira de governador, conseqüentemente, muda-se, também, a primeira-dama, et por cause, a presidente da Fundação Pro-Sol.
...
É completamente diferente, portanto, a situação da Sra Thelma em relação aos demais ocupantes de cargos de primeiro e segundo escalões que saem no dia 5 de abril.
...
Estes, se não fossem disputar a eleição de outubro, poderiam até ser mantidos nos respectivos cargos pelo novo governador -- o que está absolutamente fora de questão, obviamente, no caso da (ainda)presidente da Fundação Pro-Sol e primeira-dama.
...
O gesto da primeira-dama, portanto, não está revestido de qualquer resquício de coragem -- caso dos que saem para tomar um banho de urna...
...
Nem de solidariedade e até alguma grandeza -- caso específico do secretário de Transportes, Victor Cândia, que sai porque foi convidado por Dante e faz questão de sair junto com Dante...
...
...Bom exemplo que, certamente, não será seguido por nenhum dos integrantes da frondosa árvore genealógica do governador e da primeira-dama empuleirados em cargos DAS.
...
Compartilhe:
|
|