capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 24/11/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.948.636 pageviews  

O Outro Lado Porque tudo tem dois, menos a esfera.

HOJE NA HISTÓRIA

08 de Novembro -

1805

Falece em Vila Bela o governador capitão-general Manoel Carlos de Abreu Menezes, vitimado por ataque palustre. Sucedeu-lhe no governo da capitania, de acordo com os preceitos contidos no alvará de 12 de dezembro de 1770, uma junta composta do ouvidor Sebastião Pita de Castro, que foi substituído pelo Dr. Gaspar Pereira da Silva Navarro, em 24 de maio, que era o oficial mais graduado da guarnição, e foi substituído pelo coronel Ricardo Franco de Almeida Serra, em 12 de dezembro de 1806; e vereador mais velho José da Costa Lima, que foi substituído por Francisco de Salles Brito, em 1º de janeiro de 1807.

1893

Falece na capital do Estado do Ceará, onde se encontrava em tratamento médico, Viriato de Cerqueira Caldas. Nascido em Cuiabá, a 3 de janeiro de 1852, foram seus pais o capitão Antônio de Cerqueira Caldas, depois agraciado com o título de barão de Diamantino, e d. Maria Antônia Gaudie de Cerqueira, pessoas de avultados haveres e de grande representação social.

Tendo concluído o curso secundário no Seminário da Conceição, nesta capital, seguiu para o Rio de Janeiro a fim de matricular-se na Faculdade de Medicina, recebendo ali o grau em 1882. Conquanto não sentisse grande pendor para essa profissão, todavia submeteu-se à vontade paterna, cujo maior empenho era arredá-lo de um casamento precoce com sua prima Anna Ramos, bela e gentilíssima órfã que a sociedade conhecia pelo apelido de Sinhá Ramos.

Logo após a formatura, regressou o Dr Viriato de Cerqueira Caldas a esta capital e, em 1885, consorciava-se com a eleita do seu coração, quem, aliás, pouco sobreviveu. Já gravemente enfermo, a morte da sua adorada companheira foi o derradeiro golpe que o prostrou. E não tendo herdeiros necessários, distribuiu a sua fortuna, destinando dela quarenta contos de réis, em apólices da vida pública federal, para aumentar o patrimônio da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. Pertencia o Dr. Viríato ao corpo de saúde do exército.

1903

Por iniciativa do farmacêutico Manoel da Silva Pereira funda-se em Corumbá a Sociedade de Beneficência Corumbaense, cujo fim altruista tem sobejamente honrado os habitantes daquela próspera cidade. Como documentação de um belo esforço, em torno do qual se congregaram os mais valiosos elementos, damos a seguir a ata da primeira reunião realizada:

“Aos 8 dias do mês de novembro de 1903, a convite do farmacêutico Manoel da Silva Pereira, reuniram-se os abaixo assinados no salão da Câmara Municipal desta cidade e exposto pelo referido farmacêutico o fim da reunião, o qual consistia na fundação de um hospital de misericórdia, foi essa idéia unanimemente aprovada, prometendo todos cooperarem para a realização de tão humanitária instituição. Pelo Sr. Manoel da Silva Pereira, que presidiu a reunião, foi apresentada uma subscrição que previamente tinha sido aberta por ele, a qual já monta em mais de dois contos de réis tudo ainda a arrecadar. Deliberou-se em seguida que para início dos trabalhos fosse organizada uma comissão de três membros, sendo aclamados os nomes seguintes: comendador Henrique Augusto de SantAnna, coronel Salvador Augusto Moreira e Manoel da Silva Pereira, os quais aceitaram a incumbência. Nada mais havendo a tratar, lavrou-se esta ata, que é assinada por todos os presentes, servindo de secretário Arthur Josetti

— Manoel da Silva Pereira — Arthur Josetti — Santiago Solari — Octávio Pitaluga — Francisco Cândido Paredes — Virgilio Carneiro Leão — Hypólito Rondon — Manoel José Nunes Dias — Eduardo Celestino Martins — Carlos Ferrari — Raymundo Por Deus — Salvador Augusto Moreira — Francisco José de Souza — Luis da Costa Pinto — Henrique SantAnna — João Antônio Rodrigues — Salvador Paes de Campos — Alfredo Martins — Antônio O. de Medeiros — João Pedro Cavassa — Salustiano Antunes Maciel — Raphael Cavassa — Manoel Cavassa — Marianno Cavassa.


A lº de janeiro de 1909, isto é, depois de cinco anos de trabalho perseverante, a Sociedade de Beneficência Corumbaense fazia, com toda solenidade, lançar a pedra fundamental do edifício do Hospital de Caridade em terreno doado pela municipalidade e com frente para as ruas 15 de Novembro, América e Sete de Setembro, servindo de padrinhos na cerimônia do batismo o coronel João Pinto de Almeida e D. Santa Monteiro. Atualmente o Hospital de Caridade, como edifício e como instituição, muito recomenda os habitantes da cidade de Corumbá.

1945

Assumiu o Governo o Desembargador Olegário Moreira de Barros e a 8 de agosto de 1946, passou-o ao Interventor substituto Dr. Wladislau Garcia Gomes.

1971

Em face do Decreto Lei nº 1492, desta data, o Presidente da República. General Emílio Garrastazu Médici, numa reunião, ministerial que teve a duração de 16 minutos, lançou o Programa de Desenvolvimento do Centro Oeste (Prodoeste), com recursos de CrS 650 milhões de cruzeiros distribuídos nos exercícios de 1972-1974. Esse Programa de Desenvolvimento do Centro Oeste é vital para o Estado de Mato Grosso.

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
O que aconteceu em 09 de Novembro
O que aconteceu em 07 de Novembro
O que aconteceu em 06 de Novembro
O que aconteceu em 05 de Novembro
O que aconteceu em 04 de Novembro
O que aconteceu em 03 de Novembro
O que aconteceu em 02 de Novembro
O que aconteceu em 1º de Novembro
O que aconteceu em 31 de Outubro
O que aconteceu em 30 de Outubro
O que aconteceu em 29 de Outubro
O que aconteceu em 28 de Outubro
O que aconteceu em 27 de Outubro
O que aconteceu em 26 de Outubro
O que aconteceu em 25 de Outubro
O que aconteceu em 24 de Outubro
O que aconteceu em 23 de Outubro
O que aconteceu em 22 de Outubro
O que aconteceu em 21 de Outubro
O que aconteceu em 20 de Outubro

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques