|
CURTO & GROSSO
Edição de 18/02/2002
Marcos Antonio Moreira -- fazperereca@yahoo.com.br
00:00
Como no Caso MS Almeida -- aquele do bem-aventurado sobrinho-torto do governador que faturou milhões de prefeituras e repartições públicas estaduais através de uma empresa fantasma -- também agora, no Caso dos Empréstimos Espíritas, envolvendo a Assembléia Legislativa, a "operação-abafa" funcionou direitinho.
...
A mídia estabelecida fechou-se em copas e, à exceção do site www.olhardireto.com.br, ninguém se atreve a abordar o tema, apesar dos inevitáveis desdobramentos que terá na superestrutura da política estadual e na eleição do próximo mês de outubro.
...
O Caso dos Empréstimos Espíritas envolve o presidente e o primeiro-secretário da AL, deputados Humberto Bosaipo e José Riva, respectivamente, na contratação de 165 empréstimos junto a três agências bancárias da Capital, através de "laranjas" ou seja gente que não faz a menor idéia de que contraiu tais empréstimos e que agora está devendo para tais bancos.
...
O volume de dinheiro -- segundo denúncia do procurador da República em Mato Grosso, Pedro Taques -- levantado através deste expediente já soma quase 1 milhão de reais.
...
Mas o montante é muito maior, posto que foram vasculhados apenas 97 dos 165 empréstimos.
...
A Assembléia Legislativa, de acordo com o site www.quebratorto.com.br -- onde o tema é objeto de comentário por parte dos leitores -- vai se posicionar oficialmente a respeito do escândalo ainda esta semana.
...
A denúncia de Pedro Taques -- o mesmo procurador que levantou a bilionária trambicagem na ex-Sudam, cujos desdobramentos resultou, no último final de semana na prisão, por 15 horas, do ex-senador, ex-governador e ex-ministro Jader Barbalho -- foi veiculada na edição do último sábado da Folha de São Paulo.
...
A "operação-abafa" -- no caso de Mato Grosso, o que se pode chamar mais apropriadamente de "operação-padrão" -- mais uma vez coloca a mídia na berlinda.
...
Sobra, é claro, para a figura do jornalista, que não tem nada a ver com a omissão da informação para o público e-leitor, que é coisa tratada entre os donos de jornais e políticos.
*/*/*
Leia a reprodução da matéria da Folha de São Paulo na seção "Tá ligado?".
...
Leia também: "Anjos Caídos", na Coluna do Arquimedes, seção Tema Livre.
Compartilhe:
|
|