|
CURTO & GROSSO
Edição de 25/02/2002
Marcos Antonio Moreira -- fazpereca@yahoo.com.br
00:00
Salvo as chicanas de praxe, que podem fazer com que o processo se arraste por anos a fio, o caso dos empréstimos espíritas na Assembléia Legislativa, aparentemente, não é difícil de deslindar.
...
Tanto o fotógrafo Aldemar Ribeiro quanto o primeiro-secretário José Geraldo Riva dizem que as respectivas assinaturas na papelama são forjadas.
...
Se assim é, nada que um exame grafotécnico não resolva...
...
Aparentemente -- mas apenas aparentemente -- quem está mais implicado neste caso é o presidente da AL, deputado Humberto Bosaipo.
...
Ajudou a robustecer esta impressão o fato de ter requerido um habeas corpus preventivo para não ser preso, por desobediência à Justiça.
...
Quem foi arrolado, porém, não foi o deputado Bosaipo, mas a figura institucional do presidente da AL -- função agora exercida por Bosaipo, como poderia ser qualquer outro parlamentar.
...
O presidente da AL alega não ter condições de reunir, no prazo estabelecido -- que venceu na última sexta-feira -- todos os documentos requisitados pelo Ministério Público Federal.
...
Para não correr o risco de ser preso, apelou para o habeas corpus preventivo -- uma ferramenta legal ao alcance de qualquer pessoa que se sinta com seus direitos ameaçados.
...
Já a situação do deputado José Riva, primeiro-secretário e ordenador de despesas da AL, é diferente.
...
Vai ficar no "veremos" até o parecer técnico do perito em grafologia.
...
Se a assinatura avalizando os 165 empréstimos espíritas não for mesmo sua, como diz, sai ileso do episódio...
...
Quer dizer: ileso, em termos, porque restará explicar, ainda, porque a Assembléia Legislativa quitou -- e quitou antes do vencimento -- empréstimos baseados em documentos forjados, quando o natural seria arguir a nulidade dos contratos e não pagar.
...
É o que faria qualquer pessoa física, privada ou instituição porventura envolvida em situação semelhante.
...
Estranhamente, optou-se pela abertura de uma sindicância tão misteriosa quanto os tais financiamentos espíritas. Tão misteriosa que até os demais membros da Mesa Diretora da AL sequer tinham conhecimento...
Compartilhe:
|
|