capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 24/09/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.748.457 pageviews  

O Outro Lado Porque tudo tem dois, menos a esfera.


CURTO & GROSSO

Inscreva nosso RSSEdição de 28/02/2002

Marcos Antonio Moreira -- fazperereca@yahoo.com.br


00:00


Pelo menos uma das fotos que o Ministério da Saúde obrigou a indústria estampar nos maços de cigarros, com o objetivo de " chocar" os fumantes, está se chocando, mesmo, é com o que estabelecem os artigos 232 e 247 do Estatuto da Criança e do Adolescente.

...

Segundo o Artigo 232, são passíveis de reclusão de seis meses a dois anos, aquele que "submeter criança ou adolescente sob sua autoridade, guarda ou vigilância a vexame ou a constrangimento".

...

Se a foto estapada em um de cada dez maços de cigarro e que reproduzimos em nossa página inicial -- com a tarja, evidentemente, para não incorrer no mesmo erro da determinação "legal" do Ministério da Saúde --, não configura a submissão daquela criança a vexame ou constrangimento, não sabemos o que mais possa ser.

...


Também o parágrafo primeiro do artigo 247 estabelece multa de três a vinte salários de referência -- que dobra nos casos de reincidência --, contra "quem exibe, total ou parcialmente, fotografia de criança ou adolescente (...) ou qualquer ilustração que lhe diga respeito (...) de forma a permitir sua identificarão, direta ou indiretamente.

...

Mais: jornais, revistas e emissoras de TV que exibirem a imagem do bebê supostamente filho de uma mãe fumante também estão sujeitos a penalidades...

...

Pelo menos é o que está escrito no parágrafo segundo do mesmo artigo 247 do Estatuto da Criança e do Adolescente, onde se lê:

...

"Se o fato for praticado por órgão de imprensa ou emissora de rádio ou televisão, além da pena prevista neste artigo, a autoridade judiciária poderá determinar a apreensão da publicação ou a suspensão da programação da emissora até por dois dias, bem como da publicação do periódico até por dois números".

...

Mas, como vivemos no país do faz de conta, o mais provável é tudo fique por isto mesmo e a foto do bebezinho mostrado no balão de oxigênio, bem como a de outros menores cujos rostos aparecem estampados nos maços de cigarros continuem circulando livremente, sem que nada aconteça...

...

...Principalmente porque quem mandou patrolar o Estatuto da Criança e do Adolescente foi ninguém mais, ninguém menos que o ex-ministro José Serra, que vem a ser o candidato do PSDB à Presidência da República.

...

Fosse um Zé Ninguém, já estava no sal faz horas...

*/*/*

Curiosa, muito curiosa a "justificativa" que o governador Dante de Oliveira encontrou para vetar o projeto de lei que dava o nome do poeta Ronaldo Castro à atual sede da Secretaria Estadual de Cultura.

...

Segundo Dante, além de tombado pelo Patrimônio Histórico, a edificação -- onde funcionava a sede do extinto Bemat -- já é conhecida por "Grande Hotel".

...

Está mais do que na cara que Dante vetou a homenagem ao Poeta de Cuiabá pelo fato de Ronaldo Castro ter passado os últimos dias de vida desmascarando, uma a uma, as patifarias do atual governo.

...

Como o governador não tinha nenhum motivo plausível, saiu-se com esta...

...

A prova de que se trata de uma desculpa esfarrapada, de algo improvisado, está no fato de quando se trata de homenagear Serjão Motta -- o finado PC do PSDB e de FHC --, nem o Patrimônio Histórico nem a existência de uma denominação muito mais antiga configurar impecilho.

...


É o caso, por exemplo, do igualmente tombado Mercado do Peixe, no bairro do Porto -- edificação e nome que datam ainda do século XIX...

...

O Mercado do Peixe teve a denominação trocada para "Complexo Cultural Sérgio Motta" -- um semovente cuja única "contribuição" para Mato Grosso se resume à forçada privatização da Telemat -- até então a mais rentável e de melhor performance entre todas as empresas do sistema Telebras.

...

Se Mato Grosso vivesse sob uma democracia e respirasse ares de liberdade, o veto do governador do Estado à homenagem ao poeta Ronaldo Castro, assim como foi aprovado por unanimidade, sem maiores delongas seria derrubado na Assembléia Legislativa.

...

Como não vivemos...

...

Para entender porque Dante vetou a homenagem ao poeta Ronaldo Castro click nas seções "Trovas Apostólicas", "Sueltos Pastorais" e "Poemas&Sonetos".

*/*/*

Leia mais sobre o PC de FHC e do PSDB nas seções "Tá Ligado" e "O Outro Lado da Notícia".

...

Aproveite e vote em nossa nova enquete -- Quem merece ser homenageado? -- na página inicial.


































   

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
Edição de 27 de Fevereiro de 2002
Edição de 26 de Fevereiro de 2002
Edição de 25 de Fevereiro de 2002
Edição de 24 de Fevereiro de 2002
Edição de 22 de Fevereiro de 2002
Edição de 21 de Fevereiro de 2002
Edição de 20 de Fevereiro de 2002
Edição de 19 de Fevereiro de 2002
Edição de 18 de Fevereiro de 2002
Edição de 17 de Fevereiro de 2002
Edição de 15 de Fevereiro de 2002
Edição de 14 de Fevereiro de 2002
Edição de 13 de Fevereiro de 2002
Edição de 12 de Fevereiro de 2002
Edição de 11 de Fevereiro de 2002
Edição de 10 de Fevereiro de 2002
Edição de 08 de Fevereiro de 2002
Edição de 07 de Fevereiro de 2002
Edição de 06 de Fevereiro de 2002
Edição de 05 de Fevereiro de 2002

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques