Moradores com pavor de sair às ruas à noite. Bares e restaurantes que fecham as portas cada vez mais cedo. Territórios dominados pelo crime organizado.
Isso lembra um certo estado sob intervenção federal? Infelizmente, esse cenário desolador está longe de ser uma exclusividade do Rio de Janeiro.
O Amazonas é hoje o exemplo mais bem-acabado do processo de carioquização de estados que entraram na rota do tráfico internacional de drogas — além do Amazonas, Acre, Rondônia e Ceará.
Além da Amazônia, a tomada do controle de residenciais destinados à população de baixa renda já foi identificada em Cuiabá, Fortaleza e Rio de Janeiro.
Cerca de 200 quilômetros ao norte de Salvador, na Bahia, a "Frysk Industrial", uma subsidiária do grupo americano-brasileiro Aurantiaca, produz água e leite de coco, surfando no consumo crescente no Brasil e nos Estados Unidos.
Mas está fora de questão descartar as cascas na natureza: a empresa está comprometida com a reciclagem de 100% de sua matéria-prima.
Levantamento da CGU a que a Coluna do Estadão teve acesso com exclusividade mostra que no primeiro trimestre deste ano foram expulsos 142 funcionários públicos, recorde da série histórica iniciada em 2003. Casos de corrupção são o principal motivo de desligamentos e cassações de aposentadoria no período.