|
CURTO & GROSSO
Edição de 07/08/2001
Marcos Antonio Moreira -- fazperereca@yahoo.com.br
00:00
A vida é uma ilusão!
Existe algo mais forte.
A vida? É um teste, uma preparação
Para o vestibular da Morte!
(Mara de Queiroz - 1967)
Pois é... Morreu nesta segunda-feira, às 19:30, em Salvador, o tradutor da alma do povo brasileiro, o escritor Jorge Amado -- aquele cujos escritos ninguém conseguirá esquecer.
...Enquanto isto isto, continua vivo e são, em Brasília, o algoz do corpo e da alma do povo, aquele sociólogo que pediu para que se esquecesse o que ele escreveu -- sem necessidade, porque ninguém lembra, mesmo...
Apenas nos cinco primeiros dias deste mês de agosto, em Mato Grosso foram registrados 775 focos de queimadas. Isto equivale à metade do total de incêndios registrados durante todo o mês de julho: 1.565.
Entre as áreas em chamas estão o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães e a Reserva Indígena de Tadarinama.
O Ministério do Meio Ambiente e o Ibama ficaram de mandar dois helicópteros e um avião para combater o incêndio que consome o Parque Nacional em Chapada.
Sacumé... Como a área oficialmente pertence à União -- na verdade, pertence a "gente de bens", que invadiu a região depois que o parque foi criado --, o negócio é tratar de apagar o fogo o mais rápido possível...
...Fosse uma propriedade particular, o Ibama e a Fema iriam deixar torrar tudo, porque quanto maior a área devastada, maior é a multa.
Interessante é que o fogo que consome a Reserva Indígena de Tadarinama não merece a mesma mobilização por parte do Ministério do Meio Ambiente e da Fundação Estadual do Meio Ambiente -- parceiros e comparsas na divisão das multas delirantes aplicadas contra proprietários particulares. Por que será? Será por quê?
No programa eleitoral exibido ontem à noite, o senador Carlos Bezerra disse que durante seu governo se instalaram em Mato Grosso, entre outras empresas, a Antárctica, a Sadia e a Coca-Cola.
E o pior é que o senador não estava bêbado (por causa da Antárctica, que se instalou aqui no governo Jaime Campos); não apresentava sintomas da vaca-louca (um dos pavores da Sadia, que se instalou aqui no governo Fragelli)e, pelo menos aparentemente, não dava nenhuma pinta de que... Deixa pra lá.
De tudo que se falou no programa local do PMDB, apenas uma coisa é rigorosamente verdadeira: o salário dos servidores manteve o poder de compra, apesar dos planos econômicos -- cada um mais maluco que o outro.
Compartilhe:
|
|